terça-feira, 24 de maio de 2011

MAIS UMA VEZ...


Hoje pela manhã, tive uma experiência desagradável enquanto abria meu facebook, como faço todos os dias.
Uma amiga havia postado uma foto de uma cadelinha de raça desconhecida, fazendo um apelo, pois esta estava muito magra e como relatou essa amiga ainda tinha vários tumores nas mamas.
Acreditando que o problema pudesse ser resolvido rapidamente, orientei a amiga que ligasse para a Secretaria de Saúde, pois sei que lá tem um veterinário, que por sinal sempre me foi muito prestativo.
Infelizmente o mesmo não estava lá, e não souberam lhe dizer mais nada, ficando essa amiga sem saber a quem recorrer.
Outra amiga entrou na discussão dando a idéia de que ela entrasse em contato com a ABUPA (Associação Butiaense de Proteção aos Animais), mal sabendo a prestativa amiga, que a ABUPA esta mais abandonada que o prédio das antigas oficinas.
Então em ultimo esforço dei a idéia de ligar para a Secretaria de Meio Ambiente, para que tomassem providencia, mas a resposta que lhe foi dada era que nada podia ser feito.
Estamos simplesmente desguarnecidos de ações que deveriam ser básicas em nosso município, pois esses animais não têm culpa de estarem jogados ao descaso, e sua situação de abandono se tornou SIM um problema de saúde pública.
Pois esses mesmos animais que rolam pelas ruas criando pulgas e sarna, são os mesmo que dividem as calçadas que você utiliza, e tiram suas “pestanas” na praçinha onde seus filhos brincam.
Enquanto nossos governantes estiverem preocupados apenas em articulações políticas fracassadas e deixarem de exercer suas verdadeiras funções, viveremos nesse descaso.
Já dei minha opinião a respeito desse problema, e deram risadas da minha cara, quando falei em um local para tratar esses animais e a criação de um cadastro de adoção, com um acompanhamento veterinário mensal.
Infelizmente parece que para muitos suas campanhas para vereador é mais importante no momento do que cuidarem daquilo que lhes é responsabilidade.

ATÉ MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Um comentário:

  1. Concordo que o excesso de cachorros pelas ruas é consequência e demonstração viva do descaso e falta de organização de nossa gestão municipal. Causa-me dor, no entanto, reconhecer que todas as pessoas que estão no poder, sejam bons, ruim, competentes ou não, são o reflexo de nossa sociedade. Todos sabemos que a idéia de criar um canil em Butiá é idéia antiga, mas sempre inviável, pois necessita de uma infraestrutura cara. Incentivar a adoção de cães abandonados é uma maneira de reduzir o problema, mas sabemos que as pessoas ainda compram animais de estimação. Aproveito para colocar no mesmo tópico: cavalos e vacas. Estes andam por aí, livremente, competindo o espaço nas ruas com veículos e pedestres. Eu fico muito triste e irritada, principalmente quando leio ou escuto que "o povo de Butiá necessita de uma conscientização". Na verdade, já passou da hora!!! Não há um dia que se saia na rua sem sentir um cheiro terrível de fumaça. Já basta a exploração de carvão que certamente polui o nosso ar (que deveria ser mais puro por ser uma cidade do interior), a não ser que alguém tenha alguma informação contrária. Por isso, eu digo: a culpa é de todos. Ninguém é livre de culpa. A culpa é minha também, eu assumo. Em 20 anos que resido nesta cidade, não vi quase nenhuma melhora de consciência. NENHUMA! Nós, butiaenses, temos algo intrínseco em nosso interior: "não é nossa responsabilidade cuidar". Infelizmente, não me sinto com moral de exigir providências dos gestores públicos, pois a contrapartida da população certamente seria decepcionante.

    ResponderExcluir