quarta-feira, 2 de março de 2011

PROCURA-SE UM ÍDOLO

                                         

Certo dia fui cortar o cabelo, e me deparei com uma cena no mínimo estranha para meus olhos. Um garotinho trancava a fila da cadeira, pois discutia incansavelmente  com sua mãe a respeito do corte que gostaria de fazer.
Aos brados a mãe dizia que queria o tal de “cogumelo”, e o filho dizia que não, pois seu amiguinhos iriam rir da sua cara.
Enquanto discutiam, o coitado do barbeiro passava a mão no queixo como que pensava: E AGORA, O QUE FAÇO?
Não conseguia entender por que aquele perrengue todo, só sabia que perderia meu horário devido a tal impasse.
Depois de algum tempo, e alguns cigarros, ( que eu fumei, pois se não cometeria um homicídio ), mãe e filho chegaram a um acordo. O garoto sentou-se na cadeira do barbeiro e entregou seus cabelos ao profissional.
Más com o desenrolar do corte, não pude deixar de me espantar, pois o garoto tinha um cabelo bem bonito, e o que se via naquele momento era um verdadeiro atentado a beleza.
Dos lados não haviam mais fios e sim um couro cabeludo que chegava a luzir nos olhos, e em cima um chumaço, que em pouco tempo ganharia uma mãozada de gel.
Pronto, lá estava o motivo de toda minha demora.
Não me agüentando de curiosidade perguntei como chamavam aquele corte. O barbeiro respondeu de bate-pronto: É O CORTE DO NEYMAR.
Aquilo me arrepiou da nuca ao dedo do pé , pois automaticamente olhei para o moleque de cima a baixo, e pude perceber que ele usava um enorme correntão de prata. ERA REALMENTE A MINIATURA DO NEYMAR.
Fiquei simplesmente estarrecido, sentei na cadeira para cortar o cabelo e não disse mais uma palavra, pois para encerrar a mãe do garoto me disse: ELE ADORA O NEYMAR, TUDO QUE O NEYMAR FAZ ELE FAZ IGUAL.
Aquilo me aborreceu de tal maneira, que nem sei mais se eu sou maluco, ou nossa juventude esta perdida aos factóides que a mídia nos empurra goela a baixo.
Más o que me lembrou desse fato, foi a notícia que li na ZERO HORA de segunda-feira, que dizia que perdemos nosso imortal Moacir Scliar.
Você deve estar me achando louco de um  Neymar me fazer lembrar de Moacir, mas é bem por aí mesmo.  É isso mesmo amigos, pois fiquei triste de ver partir um ícone da nossa literatura conhecido no mundo inteiro e me pus a pensar num simples fato.
POR QUE AO INVÉS DE NOSSOS JOVENS TIRAREM COMO EXEMPLOS DE SERES HUMANOS UM ESCRITOR FAMOSO, UM MÉDICO RENOMADO, OU UM CIENTISTA QUE  SALVA VIDAS COM SEU PROJETOS, PREFEREM IMITAR UM SIMPLES MOLEQUE ( QUE JOGA MUITO BEM FUTEBOL, DIGA-SE DE PASSAGEM) QUE SURGIU NA MÍDIA ONTEM E JÁ GANHA MILHÕES PARA CORRER E AINDA POR CIMA MARRENTO PRA BURRO?
ESTA NA HORA DE MOSTAR-MOS OS VERDADEIROS VALORES REAIS DA VIDA HUMANA, E NÃO SE ILUDIR COM ROBINHOS E SUA TRUPE DE MARRENTINHOS.

ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Um comentário:

  1. Excelente texto, Alan!
    Hoje, qualquer pessoa "fabricada", sem grandes exemplos pode tornar-se um ídolo nacional. (olha os big brother's da vida).
    Infelizmente essa idolatria desenfreada é apenas o reflexo de uma sociedade que está perdendo os seus valores.
    Ídolo mesmo é uma médico que dedica sua vida a salvar a do próximo. É uma enfermeira que com seu carinho ajuda na recuperação de um paciente. É o professor que ignora a insuficiência de recursos e dá o melhor de si pelos seus alunos. É o trabalhador braçal que com seu suor, ajuda a construir o país. É o voluntário que dispõe do seu tempo pra tornar o mundo um pouco melhor.
    Esses sim, são exemplos que deveria ser seguidos!!

    ResponderExcluir